quinta-feira, 14 de outubro de 2010

MIneiros chilenos, e se fosse no Brasil?

MIneiros chilenos, e se fosse no Brasil?


Acompanhei desde o início o resgate dos mineradores chilenos que foram soterrados em uma mina de cobre. Confesso que fiquei comovido e impressionado com a condição à qual aqueles homens foram submetidos. Tenho enjôos só de me imaginar em um buraco localizado a centenas de metros debaixo do chão. Imagino a angústia provocada pela incerteza de saber se sairia vivo ou não de uma situação tão extrema, inédita na história dos resgates.
Fiquei surpreso com a eficiência do governo chileno. É claro que o presidente deles deu uma valorizada. Afinal, não é todo dia que a imprensa mundial em peso mostra a sua cara na telinha e nos jornais de todo o mundo. Mas, justiça seja feita. A previsão inicial era de que os soterrados só sairiam no natal. Foram socorridos mais de dois meses antes. Até a NASA elogiou o procedimento dos técnicos chilenos para salvar seus compatriotas. Quando vi aquela cápsula (que parecia muito com um comprimido antibiótico) subir com o primeiro resgatado, abandonei o último laivo de incredulidade que ainda me acompanhava. Como Tomé, eu vi e acreditei. Tive que dar moral aos chilenos, pois eles, realmente, são retados, virados no estopor! Tem que ser muito macho mesmo para perfurar a rocha maciça de forma bastante precisa e retirar todo mundo como se estivessem subindo um simples elevador. Foi rápido, prático e eficiente.
Pensei: e se acontecesse um acidente desses aqui, no Brasil. Bom, ia ser um pouco difícil. Se não me falha a memória, aliado ao meu pouco conhecimento do assunto, só me lembro da Vale do Rio Doce. Mas vejo na televisão somente grandes caminhões carregando minério de ferro, extraídos, provavelmente um pouco abaixo da superfície. Mas porque devo me preocupar com isso, se não sou mineiro e muito menos ando por aí cavucando buracos? É, pensando bem não é uma questão tão importante, capaz de interferir no curso normal da minha vida. Então, deixa prá lá.
Mas esse pessoal de filosofia é foda. Vive sempre propondo uma questão atrás da outra. Sendo assim, não posso desistir tão fácil. Sempre é possível acontecer um imprevisto. Nesse caso, seria muito bom que estivéssemos preparados. Quem poderia nos proteger, caso enfrentássemos uma situação parecida com a dos mineiros chilenos? A resposta é óbvia. Só poderia ser ele! Ele mesmo que você está pensando: O Chapolim Colorado! Não é sacanagem não. Se você refletir com cuidado, vai chegar à conclusão de que você estaria lascado mesmo. Pois Chapolim Colorado é mexicano e aqui no Brasil as coisas não andam com tanta eficiência quanto no Chile.
Só para ilustrar o que estou dizendo, vou começar de baixo, com uma coisa simples. Se você estudou em uma escola pública, vá lá e peça uma segunda via do seu histórico escolar. Para conseguir este mísero documento você vai ter que esperar incríveis sessenta dias! Ou seja, o tempo para você conseguir seu documento seria quase igual ao tempo de resgatar um chileno que ficasse soterrado no mesmo momento em que você fez a sua solicitação. É verdade. Isso porque fazer um histórico escolar é muito mais difícil que perfurar até as profundezas da Terra.
Nosso país demorou mais de trezentos anos para entender que um ser humano não é bicho, um animal, como o boi o cavalo que se tem como propriedade, obrigado a trabalhar em troca de ração e tomando chicotadas. Esse entendimento que parece inacreditável nos dias de hoje, durou três séculos.
Passou-se também vinte anos para se chegar à conclusão de que os governantes do povo devem ser eleitos pelo povo, não importando a qualidade dos candidatos. Mas isso é até uma coisa das mais simples que acontecem por aqui. Se você pensar que, por exemplo: você está doente hoje, vai ao SUS. Chegando lá, dizem que só estão marcando consultas no mês que vem. No mês que vem você pega uma fila do tamanho do infinito. Consegue uma senha suada e marca a sua consulta para daqui há seis meses. Passam-se os seis meses. Quando, enfim, você é atendido pelo médico, descobre que os seus exames não tem mais validade e que será necessário fazer tuuuudo de novo! Sacanagem da zorra, né?! Pior ainda é quando você entra com um processo na justiça. Rapaz, prepare o espírito para superar Jó em paciência e resignação. Para começar, vá num cartório solicitar qualquer coisa para ver o tratamento delicado e amável que será dispensado pra você. Se tiver sorte, só vai esperar uma manhã inteira para reconhecer firma em um documento ou fazer uma autenticação. Mas, se você teve a infelicidade de ter um direito ofendido e entrou com uma ação... Aí meu irmão, respire fundo e conserve a sua saúde, pois são raros os procedimentos dessa natureza que demoram menos de um ano. Se a outra parte quiser dificultar a sua vida ainda mais e requerer diferentes recursos, seu processo vai entrar numa fila ainda maior que a do SUS para um juiz só atender.
Dava para encher uma enciclopédia só com exemplos, classificados em ordem alfabética, cronologicamente e com índice onomástico. Mas, por enquanto, “prefiro não comentar”. Parece até surreal, como alguma história de Kafka. Porém, se para conseguir coisas que entendemos como simples e necessárias para o bom andamento da nossa vida no dia já é preciso uma verdadeira Odisséia, imagine só se você ficasse preso em um buraco a centenas de metros de profundidade. É meu irmão, parece que o seu final não seria muito feliz. Muito provavelmente lá seria a sua sepultura., um pouco mais funda que a convencional, é verdade. Pelo menos teria um enterro gratuito. Porém, nem tudo estaria perdido. Quem saberia se a Petrobrás não iria te salvar, já que é pioneira em perfuração águas profundas? Pois é, rapaz, esqueci de outro detalhe. Parece que a nossa grande estatal tem coisa mais importante para perfurar em nome do progresso do país do que eu ou você, cidadão simples, que perece esperando o milagre de ser atendido com dignidade pelo Estado ao pertencemos.
Mas não precisa você ficar triste não, amigo. Temos motivos de sobra para também ter orgulho do nosso país. Somos pentacampeões mundiais e temos o maior carnaval do mundo. Quer uma razão melhor que essa para você ficar feliz e não sentir inveja dos chilenos?